Nossa história

A Aldeia do Futuro é uma Organização Social sem fins lucrativos, fundada em 30 de outubro de 1993, por empresários comprometidos com a solução de problemas sociais relacionados à educação, cultura e cidadania de adolescentes, jovens e mulheres de regiões populares urbanas com baixo IDH, sobretudo expostas à vulnerabilidade e risco social.

Está localizada na região Sul do Município de São Paulo, no bairro de Americanópolis, distrito do Jabaquara.
Iniciou o seu trabalho social em agosto de 1994 atendendo 110 adolescentes com cursos profissionalizantes de pedreiro, azulejista, pintor, encanador e eletricista. Com o passar dos anos, os cursos foram adaptados às novas realidades e demandas do Mercado de Trabalho.Outro desafio enfrentado pela Aldeia do Futuro foi a implantação de um projeto de geração de renda direcionado às mães dos jovens. Ele nasceu da observação da significativa evasão dos alunos dos cursos, pressionados pelas necessidades de suas famílias.

O Projeto Aldeia das Mulheres teve início em março de 1998, após quatro anos de trabalho com os adolescentes, com atividades de costura e artesanato, tendo por objetivo possibilitar às MÃES, condições de sobrevivência que não as obriguem a contar com a colaboração financeira de seus filhos, e, pelo contrário, as estimulem a apoiar a continuidade da formação educacional, profissional e cidadã dos adolescentes. Por outro lado, a ideia também partiu da premissa de que é fundamental incluir a FAMÍLIA no processo educacional do jovem, para se conseguir um resultado consistente e duradouro, principalmente na mudança de paradigmas, fomentando a CULTURA DE PAZ e Não Violência, para a prática de valores positivos que possam ser incorporados pela comunidade.

1.000
refeições servidas/dia
1.200
alunos por dia
5.000
famílias impactadas/ano
20
projetos realizados/ano

Missão

Promover a autonomia e desenvolvimento social e econômico de jovens, adultos e idosos em vulnerabilidade social.

Visão

Ser uma organização de referência na qualificação profissional e empreendedorismo com metodologia inovadora e transformadora.

Valores

Atuar com transparência e ética, resgatar valores humanos e estimular o fortalecimento familiar.

Estrutura Organizacional

Certificações

Espaço socioeducativo e de convívio para adolescentes, jovens e adultos por meio de Práticas Esportivas, Oficinas de: Dança, Música, Teatro, Artes Plásticas, Artes Visuais, Storytelling, Grupos de Leitura e Saídas Culturais que ampliam o repertório Social, Cultural e Informacional dos participantes.

Registro Condicional CMDCA

mão icon Nossos parceiros mão icon